Trabalhar itens selecionados do Inventário Nacional de Resíduos visando soluções estratégicas no processo de design, produção, distribuição e comportamento de descarte no pós-consumo. 

QUAL O OBJETIVO? 

Seu objetivo é engajar ativamente as empresas para trabalhar itens selecionados visando soluções estratégicas no processo de design, produção, distribuição e comportamento de descarte no pós-consumo. 

COMO ATINGIR? 

O Reinova agirá por meio do desenvolvimento de protótipos de produtos das empresas participantes para colaborar com a solução da problemática dos resíduos sólidos nos mares, rios e oceanos. 

Do desafio da poluição à escassez de recursos, a transição para uma economia circular surge como um imperativo essencial. Ao abraçar a economia circular, podemos transformar problemas ambientais em oportunidades, impulsionando a inovação e construindo um caminho mais resiliente para o futuro. 

CONTEXTO 

Um estudo inédito, encomendado pelo Blue Keepers em 2022, aponta que cada brasileiro pode ser responsável por poluir os mares com 16kg de plásticos por ano, sendo que 1/3 do plástico produzido em todo o Brasil corre o risco de chegar ao oceano todos os anos, a pesquisa foi apresentada na Conferência do Oceano das Nações Unidas de 2022.  

Em 2023, um segundo estudo revelou que o Brasil tem 600 grandes ‘portas de entrada’ para a poluição plástica no Oceano Atlântico os dados são públicos e estão disponíveis acessando nosso Webmapa, o estudo foi apresentado na reunião do Tratado Internacional pelo Fim da Poluição por Plásticos, liderado pela ONU Meio Ambiente. Ambas as pesquisas foram realizadas em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.  

A partir de 2024, o Blue Keepers abre os dados de suas coletas amostrais de resíduos encontrados em manguezais, orlas de praia e margens de rios em diferentes localidades do Brasil: o Inventário Nacional de Resíduos é uma entrega que visa estimular iniciativas das empresas para soluções de design, logística reversa e comportamento.  

Neste contexto, dos dados entregues pelo Blue Keepers e do ecossistema do Movimento Conexão Circular, surge o ReInova, um projeto de REdesign e Inovação, para engajar ativamente as empresas para trabalhar itens selecionados, visando soluções estratégicas no processo de design, produção, distribuição e comportamento de descarte no pós-consumo. 

COMO VOCÊ PODE SE ENGAJAR 

Ao participar do Reinova, a empresa participará de uma jornada de: 

  • Imersão: imersão em materiais internos para compreensão inicial do desafio; 
  • Workshop: recap do Inventário Nacional de Resíduos e suas territorialidades e exploração de dinâmicas nos eixos como logística reversa, comportamento, entre outros, que auxiliem em direcionamentos para as fases seguintes. 
  • Prototipação: realização da prototipação de uma solução, considerando inovação, design centrado ao usuário e industrial design, bem como mentoria mensal por especialistas e dois workshops intermediários com o objetivo de proporcionar a colaboração entre as empresas e apresentação dos avanços em seus desafios de prototipação. 

VOCÊ AINDA TERÁ ACESSO A: 

  • Síntese do trabalho desenvolvido, como um repositório de conhecimento, catalogando as soluções inovadoras propostas para fácil acesso e referência pelas empresas colaboradoras; 
  • Depoimentos no videodoc. 

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR: 

Sua empresa precisa fazer parte do Pacto Global – Rede Brasil. Após a adesão, demonstrar interesse em patrocinar o projeto.