Grupo de Trabalho (GT) voltado para a promoção de sistemas alimentares mais resilientes e sustentáveis. Uma de suas principais frentes é a Força-Tarefa de Agricultura Regenerativa, dedicada à compreensão, definição e aplicação dos princípios da agricultura regenerativa nas cadeias produtivas para adaptação climática na agricultura.

QUAL O OBJETIVO?
Promover sistemas alimentares regenerativos, impulsionar práticas agrícolas que restaurem os ecossistemas agrícolas, a saúde do solo e o ciclo hídrico para aumentar a resiliência das comunidades rurais frente aos desafios climáticos globais.

COMO ATINGIR?
Serão realizadas diversas ações, entre elas:

  • Workshops e webinars com foco na discussão sobre conceitos e fundamentos da Agricultura Regenerativa e apresentação de cases de sucesso.
  • Desenvolvimento e publicação do Guia sobre Agricultura Regenerativa.
  • Reconhecimento empresarial para destacar empresas que atuam na implementação de práticas de Agricultura Regenerativa

CONTEXTO
Priorizar práticas regenerativas que fortalecem a saúde do solo, como o uso de culturas de cobertura, rotação de culturas e integração lavoura, pecuária e floresta – ILPF, é cada vez mais reconhecido como um dos pilares fundamentais para o setor agrícola. Essas práticas não só aumentam a produtividade a longo prazo, mas também contribuem para a adaptação às mudanças do clima, a conservação da água e a promoção da biodiversidade, tornando-se uma abordagem essencial para promover a segurança alimentar e a resiliência dos sistemas agrícolas frente aos desafios globais.

COMO VOCÊ PODE SE ENGAJAR?

  • Empresa Líder: assumir o papel de liderança na implantação da estratégia, com a possibilidade de revisar, aprovar e propor novas temáticas a serem abordadas nas entregas do projeto.
  • Empresa do Comitê Consultivo: colaborar tecnicamente nas entregas previstas.
  • Empresa Participante: engajar-se nas atividades propostas e colaborar nas discussões, contribuindo com insights valiosos.

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR:
Ser participante do Pacto Global – Rede Brasil e demonstrar interesse em apoiar ou participar do GT.