Centro colaborativo para empresas, comunidades e outras partes interessadas comprometidas com práticas empresariais sustentáveis e seguras nas indústrias oceânicas. 

QUAL O OBJETIVO? 

O Centro de Oceano (Ocean Centers) é uma iniciativa que visa criar plataformas colaborativas para empresas, comunidades e outras partes interessadas comprometidas com práticas empresariais sustentáveis e seguras nas indústrias oceânicas. O projeto, implementado em 7 países, conta com a supervisão do UN Global Compact (UNGC), por meio do departamento Ocean Stewardship Coalition (OSC), com subsídios da Lloyds Register Foundation (LRF). Juntas, as duas organizações buscam acelerar o trabalho das Redes Locais do Pacto Global para incentivar os atores locais a adotar e integrar a segurança em todas as práticas e programas empresariais de maneira sustentável. 

COMO ATINGIR? 

Engajando o setor privado em iniciativas como o Centro de Oceano, que representa mais do que um compromisso ambiental: é uma decisão estratégica para a longevidade dos negócios. O cenário global de regulação climática e os crescentes custos associados às emissões de carbono reforçam que investir na descarbonização não é uma escolha, mas uma necessidade. Além disso, novas tecnologias despontam e o Brasil tem grande potencialidade de estar a vanguarda nessa temática. 

A atuação do GT, ao mapear desafios e oportunidades e fomentar a implementação de projetos piloto, oferece às empresas ferramentas concretas para liderar a transição energética, reduzindo riscos financeiros e operacionais associados à inação. Participar desse movimento posiciona as empresas como pioneiras e fortalece sua competitividade em mercados nacionais e internacionais. Além disso, a troca com as demais redes locais e o suporte da OSC e da LRF virá para agregar ainda mais valor ao trabalho realizado no país. 

CONTEXTO 

A Fase 1 (Fase de Escopo) foi realizada de julho de 2022 a agosto de 2023, por meio do Grupo de Trabalho de Negócios Oceânicos, o qual produziu um relatório nacional que aborda questões-chave sobre descarbonização da frota portuária e marítima do Brasil, partes interessadas e a capacidade das redes locais.  

A Fase 2 (Fase de Implementação) do Centro de Oceano aproveitará esses resultados para construir uma comunidade de partes interessadas comprometidas em abordar lacunas específicas e oportunidades para uma economia oceânica segura e sustentável no Brasil. 

A Fase 3 (Pós Implementação) se dará a partir dos resultados alcançados em todo o processo e de como as instituições detentoras dos Centros de Oceano irão endereçar os desafios seguintes. 

COMO VOCÊ PODE SE ENGAJAR? 

O Centro de Oceano promove uma abordagem colaborativa, com encontros regulares para networking, compartilhamento de boas práticas e acompanhamento das entregas previstas. Esses momentos possibilitam que as empresas participantes aprendam umas com as outras e ajustem suas estratégias de acordo com as lições extraídas de casos reais.  

O desenvolvimento de projetos piloto de descarbonização e a integração de práticas inovadoras na cadeia de suprimentos ampliam ainda mais o alcance e os benefícios para os participantes. Dessa forma, o Centro de Oceano não apenas acelera a implementação da descarbonização e de outras práticas mais sustentáveis, mas também fomenta um ecossistema empresarial mais robusto e resiliente. 

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR 

Empresas devem fazer parte da Plataforma de Ação pela Água, Oceano e Resíduos e da Plataforma de Ação pelo Clima. 

Acesse à publicação resultado da primeira fase do projeto: 

Acelerando a Descarbonização Portuária e Marítima no Brasil – Framework For Action (português ou inglês