A Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica, ligada ao Movimento +Água, promove segurança hídrica em bacias hidrográficas sob estresse ao conectá-las com empresas que querem investir em ações de segurança hídrica e organizações que conservam e restauram. A iniciativa reflete a ambição global do projeto Water Resilience Coalition, promovido pelo CEO Water Mandate do Pacto Global da ONU. 

QUAL O OBJETIVO? 

O projeto busca mobilizar empresas e parceiros para garantir impactos positivos e escaláveis, abordando a segurança hídrica de forma estratégica e regionalizada nos biomas brasileiros.  

COMO ATINGIR? 

Por meio de ações de conservação, preservação e restauração, assim como de soluções específicas para o abastecimento de água e saneamento básico, a iniciativa promove benefícios que vão além da proteção ambiental, impactando diretamente a resiliência das empresas e das comunidades que delas dependem. 

A Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica apresenta um portfólio de atividades concretas que oferecem benefícios diretos e mensuráveis para empresas e comunidades. Exemplos incluem a construção de barraginhas para captação de água, manutenção de cercamento e restauração de áreas degradadas, que asseguram a recarga dos aquíferos e a preservação de nascentes.  

Outras ações, como a instalação de cisternas para captação de água da chuva e fossas sépticas biodigestoras, promovem sustentabilidade no uso e no tratamento da água, alinhando as operações empresariais às demandas ambientais e sociais. Ao viabilizar iniciativas como essas, as empresas demonstram seu compromisso com um futuro sustentável, alinhando-se às melhores práticas globais de governança ambiental. 

CONTEXTO 

Investir em segurança hídrica não é apenas uma questão de responsabilidade socioambiental, mas também uma estratégia essencial para a resiliência dos negócios. A escassez de água, intensificada pelas mudanças do clima, afeta diretamente operações industriais, agrícolas e comerciais, colocando em risco a continuidade das atividades econômicas.  

Ao participar dessa iniciativa, as empresas contribuem para a proteção de recursos hídricos indispensáveis para suas cadeias de valor, enquanto fortalecem sua imagem e reputação junto a consumidores e investidores que exigem compromisso com práticas sustentáveis. Além disso, ações como restauração e preservação de matas ciliares ajudam a mitigar emissões de carbono, contribuindo para a adaptação e combate às mudanças do clima. 

O QUE SUA EMPRESA GANHA? 

Além de assegurar a continuidade de seus negócios, as empresas que investem em projetos como esse assumem um papel protagonista na construção de uma economia mais resiliente e sustentável.  

Ao contribuir para a proteção das bacias hidrográficas, preservação da biodiversidade e resiliência climática, elas não apenas ajudam a mitigar os impactos das mudanças do clima, mas também promovem um legado positivo para as gerações futuras.  

Nesse contexto, investir em água é investir em soluções estruturantes para a sociedade, garantindo a longevidade dos negócios e a saúde do planeta. 

COMO VOCÊ PODE SE ENGAJAR?    

Ao participar da Coalização Brasileira pela Resiliência Hídrica sua empresa terá acesso a: 

– Governança e monitoramento do impacto positivo gerado pelo aporte de recursos na bacia hidrográfica inserida no projeto selecionado da Coalizão;    

– Mensuração do impacto do Projeto via reporte anual da Coalizão, indicando a importância da iniciativa na garantia de mais quantidade e qualidade de água para abastecimento humano e setor produtivo;   

– Capacitação sobre riscos hídricos e saneamento básico, atualizando os participantes da Coalizão em relação as inovações tecnológicas para as práticas de conservação e restauração de bacias hidrográficas e  

– Destaque sobre a atuação da empresa em comunicações, reuniões e eventos da Coalizão, realizados pela Plataforma de Água e Oceano, e muito mais. 

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR 

Sua empresa precisa fazer parte do Pacto Global – Rede Brasil e ser comprometida com o Movimento + Água.