QUAL O OBJETIVO? 

Seu objetivo é mobilizar recursos e engajar empresas, governos e sociedade no combate à poluição crônica do oceano e bacias hidrográficas por resíduos sólidos, notadamente plásticos, por meio de ações preventivas e corretivas, em concordância com o ODS 14 (Vida na água) e a Agenda 2030. A iniciativa está alinhada com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que compreende o período entre 2021 e 2030. 

COMO ATINGIR? 

O projeto é composto por 3 frentes: 

  • Diagnóstico: coletas amostrais sazonais para entendimento da tipologia dos resíduos, e elaboração do Inventário Nacional de Resíduos; 
  • Sensibilização socioambiental: ativações de limpeza com retirada imediata de resíduos em ambientes naturais; 
  • Prevenção: apoio a estruturas de barramento e interceptação de resíduos flutuantes. 

CONTEXTO 

Um estudo inédito, encomendado pelo Blue Keepers em 2022, aponta que cada brasileiro pode ser responsável por poluir os mares com 16kg de plásticos por ano, sendo que 1/3 do plástico produzido em todo o Brasil corre o risco de chegar ao oceano todos os anos, a pesquisa foi apresentada na Conferência do Oceano das Nações Unidas de 2022.  

Em 2023, um segundo estudo revelou que o Brasil tem 600 grandes ‘portas de entrada’ para a poluição plástica no Oceano Atlântico os dados são públicos e estão disponíveis acessando nosso Webmapa, o estudo foi apresentado na reunião do Tratado Internacional pelo Fim da Poluição por Plásticos, liderado pela ONU Meio Ambiente. Ambas as pesquisas foram realizadas em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.  

A partir de 2024, o Blue Keepers abre os dados de suas coletas amostrais de resíduos encontrados em manguezais, orlas de praia e margens de rios em diferentes localidades do Brasil: o Inventário Nacional de Resíduos é uma entrega que visa estimular iniciativas das empresas para soluções de design, logística reversa e comportamento.  

Concomitantemente, o projeto passa a fomentar ações da sociedade civil organizada em conjunto com empresas e governos locais, com foco em interceptação e coleta de resíduos flutuantes aliadas ao monitoramento e coleta de mais dados. 

COMO VOCÊ PODE SE ENGAJAR? 

  • Apoio a estruturas de barramento e interceptação de resíduos flutuantes; 
  • Ativações de limpeza com retirada imediata de resíduos em ambientes naturais; 
  • Ativação especial em Belém/PA durante a COP30. 

VOCÊ AINDA TERÁ ACESSO A: 

  • Lançamento do Guia Empresarial de Combate ao Lixo no Mar; 
  • Webmapa com a identificação de ‘portas de entrada’ para a poluição plástica no Oceano Atlântico. 

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR: 

Sua empresa precisa fazer parte do Pacto Global – Rede Brasil. Após a adesão, demonstrar interesse em patrocinar o projeto. 

QUERO FAZER PARTE 

Siga-nos nas nossas redes sociais: 

Instagram do Blue Keepers 

Site do Blue Keepers